EUA dão sinal verde para Eduardo Bolsonaro assumir embaixada em Washington

09/08/2019 12:20
 
Os Estados Unidos deram o agrément – que na linguagem diplomática significa  autorização – para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) assuma a embaixada do Brasil em Washington.  A resposta à solicitação encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro chegou nesta quinta-feira.
 
A posição favorável da Casa Branca à indicação de Eduardo, que é filho de Jair Bolsonaro, já era esperada. Há alguns dias, o presidente americano Donald Trump teceu elogios ao deputado.
 
DO PRÓPRIO PUNHO
 
Segundo uma importante fonte do governo brasileiro, junto com o sinal verde dos EUA, veio uma nota de Trump, escrita à mão, dizendo que “mal pode esperar para trabalhar com Eduardo”. Para pessoas próximas a Jair Bolsonaro,  isso é um importante sinal de prestígio. 
 
Mas a aprovação da Casa Branca não é suficiente para que Eduardo Bolsonaro assuma o posto. Antes disso, ele será sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Se ele passar no teste, sua indicação terá de ser votada no plenário da Casa. 
 
Eduardo tem 35 anos, idade considerada muito baixa para o cargo de embaixador por diplomatas mais experientes.  Críticos ao governo acusam, ainda, o presidente Bolsonaro de nepotismo – possibilidade rechaçada pelos órgãos jurídicos oficiais.
 
Via PE Notícias