EXCLUSIVO: CHORROCHÓ PODERÁ SER CONTEMPLADO COM O PROJETO: PLUVIÔMETROS AUTOMÁTICOS

21/07/2014 07:34


O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.)  com 100% do sinal de celular e próximo a sede do município para não que possam interferir na quantidade de chuva captada.
A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo Cemaden), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas. Na manhã deste sábado técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, de Brasília - DF, realizaram uma visita técnica no município de Chorrochó - BA, coletando dados necessários para a possibilidade do município ser contemplado no projeto, foram realizadas três visitas em regiões diferentes mas os técnicos saíram bem otimista da visita que realizaram na Fazenda Jovinlândia, segunda eles a localidade da área , boa localização centralizada, pouco distância da sede e 100% do sinal de telefonia celular são pontos positivos que Chorrochó ganhou, não podemos ainda afirmar que o aparelho completo da rede será instalado aqui em Chorrochó, mas posso afirmar que o município tem todos os elementos necessário para ser beneficiado principalmente por conta do tamanho territórial e da sua localização, afirmou a senhorita Alexandra Freitas - Consultora do CEMADEN.  

 

Em entrevista ao CHORROCHOONLINE Alexandra Freitas - Consultora da CEMADEN

CEMADEN: é um orgão do Governo vinculado ao Ministério das Ciências Tecnologia e Inovação e esse é um Projeto do CEMADEN em parceria com a UNESCO, ele se chama previsão de risco e colapso de safra no semi-arido e visa fortalecer a agricultura familiar desenvolvida aqui na região do semi-arido. Uma das ações do projeto é a implantação dessas plantaformas de coleta de dados climáticos.

INSTALAÇÃO DAS PLANTAFORMAS: As plantaformas estão sendo instaladas durante o mês de julho e vai até março de 2015.

ACESSO AOS DADOS PELA POPULAÇÃO: As plantaformas são automatizadas os dados são passados automaticamente via celular e vão estar disponiveis no site do CEMADEN, para consulta pública tanto dos orgãos estatais, quanto qualquer outra pessoa que queira acessar esses dados eles vão estar disponíveis.

 

Local onde poderá ser instalado o aparelho no município.(Fazenda Jovinlândia)

 

Fonte: CHORROCHOONLINE