FORMOSA POVOADO DE MACURURÉ-BA: TENTATIVA DE ROUBO DE CARGA NA BR-116

28/04/2013 08:48
28/04/2013 00:50

Na tarde desta quinta-feira (25), uma tentativa frustrada de roubo de carga aconteceu na BR-116, no município de Macururé (BA).

Segundo informações do motorista (vítima), tudo aconteceu da seguinte forma:

Ele viajava de Fortaleza (CE) com destino ao estado do Espírito Santo, dirigindo uma carreta do tipo baú, da empresa Belmok.

Por volta das 14h30min ele atravessou a divisa Pernambuco/Bahia e uns 30 minutos depois, já no município de Chorrochó, um carro pequeno o ultrapassou e imediatamente homens, com armas nas mãos, pediram para ele estacionar. Tiros ainda foram efetuados, mas não atingiram o caminhão.

Sem ter muito o que fazer, o caminhoneiro estacionou e a carreta foi invadida por assaltantes. "Eles disseram para eu ficar calmo, que não aconteceria nada comigo", disse o motorista.

Ao passar do povoado Caraíbas, município de Chorrochó, os bandidos resolveram parar em um pequeno posto de combustível em construção, mas tiveram o cuidado de perguntar ao motorista se havia possibilidade do caminhão ser bloqueado por causa do rastreamento via satélite, o motorista respondeu que sim. Então os mesmos seguiram viagem para encontrar um lugar menos suspeito, caso o caminhão chegasse a ser bloqueado.

Por volta das 18h00min, a carreta e mais dois carros pequenos da quadrilha chegaram em Formosa, no município de Macururé. Como haviam muitos caminhões parados nos restaurantes, resolveram parar e executar ali mesmo o serviço que estavam dispostos a fazer, pois seria apenas mais um caminhão em meio aos outros já estacionados, ou seja, não levantaria suspeitas.

Os ladrões queriam separar o "cavalinho" da carreta, mas caso eles tentassem desengatar sem desativar o sistema de rastreamento, a carreta poderia ser bloqueada. Prevendo isso, eles tentaram desativar o sistema de rastreamento. Passaram várias horas tentando, mas não conseguiram e o caminhão acabou sendo bloqueado. Enquanto isso, o motorista estava sendo mantido dentro da cabine, coberto por um lençol.

Durante todo tempo que tiveram em Formosa não levantaram nenhuma suspeita, aparentemente era apenas uma carreta quebrada e o dono, com os colegas, estavam tentando consertá-la.

Com o caminhão bloqueado, sem possibilidade de separar o "cavalinho" da carreta, por volta das 21h00min, os ladrões acabaram desistindo. Pegaram o motorista, o colocaram no carro pequeno e retornaram no sentido Pernambuco.

Ao chegar nas proximidades da fazenda Jurema, na BR, o motorista foi libertado. Os ladrões ainda deram R$ 100,00 e uma sacola com salgados e refrigerante para a vítima.

Passado o susto, o caminhoneiro ficou pedindo carona aos carros que passavam pela BR. Um carreteiro viu a vítima acenando, reconheceu a farda da empresa Belmok, mas não teve coragem de parar. Quando chegou em Formosa, ele avisou a algumas pessoas da localidade e ofereceu combustível para que alguém fosse resgatar o motorista. Um proprietário de um carro ouviu a história e foi até o local indicado e trouxe a vítima até o povoado.

Ainda segundo a vítima, entre os assaltantes havia uma mulher. Em nenhum momento usaram violência contra ele, queriam apenas a carga.

O motorista não quis revelar o que era a tal carga, mas segundo informações de terceiros, o baú estava carregado de tecidos, que serão usados na confecção de roupas.

Por volta das 12h30min desta sexta-feira (26), o caminhão foi desbloqueado e o motorista seguiu seu destino.

Fios cortados pelos ladrões na tentativa de desativar o sistema de rastreamento

 

 

Redação do chorrochoonline.com

       Portal Formosa, seu portal de notícias