Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, é incorporado à Univasf

27/08/2015 11:44

Um acordo para a transferência do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, que atualmente é administrado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi assinado nesta quarta-feira (26) na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela gestão dos hospitais universitários no Brasil.

Em Paulo Afonso, o HNAS em breve terá instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal, com recursos oriundos de emendas parlamentares, garantindo assim uma ampliação significativa da assistência para a região, segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “Além dos leitos de UTI, em uma próxima etapa devemos contratualizar serviços de alta complexidade na área de cardiologia, neurologia, neurocirugia, ortotrauma, dentre outras”, afirmou o Secretário 

De acordo com Fábio Vilas-Boas, o Estado vem trabalhando intensamente para viabilizar a estruturação de hospitais universitários em todo o estado e a expansão dos cursos de medicina em universidades federais na Bahia gerou a necessidade de adequação e ampliação de hospitais para absorver essa demanda. Ainda segundo Fábio Vilas-Boas, há o interesse do Estado em descentralizar os serviços de média e alta complexidade e fortalecer o papel de hospitais regionais e universitários como centros de excelência na pesquisa e assistência.

“Com base em metas e pagamento por produtividade, temos estimulado a melhoria da gestão e o profissionalismo. Isso ampliou o interesse do Ministério da Educação em federalizar hospitais na capital e no interior”, pontuou o secretário. No total, já são quatro em vista: Ana Nery, Nair Alves de Souza, Eurico Dutra e Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Na última segunda-feira (24), a vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, visitou unidades de saúde nos municípios de Teixeira de Freitas e Barreiras com a mesma perspectiva de federalização

O Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, é uma das unidades que foram visitadas na segunda-feira e devem ser incorporadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). “A unidade, que foi construída na década de 40. Ela será avaliada por uma equipe técnica e é possível fazer uma adaptação das estruturas existentes para outra função no futuro e, eventualmente, até construir uma nova área, o que depende da vocação que se pretende dar a esta unidade”, pontua Jeanne Michel, ressaltando que um planejamento cuidadoso está em curso.