II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA CHORROCHÓ-BAHIA

23/07/2013 08:27

  Hoje dia (23) de julho de 2013 foi realizado no Centro de Convivência Idade Dourada a ll Conferência Municipal de Cultural de Chorrochó para proporcionar a população do município um momento de discutir os anseios da população em busca de uma melhor qualidade de vida.

A Conferência tem como Objetivos

l. Debater os principais problemas culturais do município de Chorrochó.

ll. Elaborar propostas de melhorias para o desenvolvimento cultural do município.

lll. Eleger delegados (as) que representarão o município de Chorrochó-BA. na Conferência.

 

  Diretor de Cultura José do Patrocinio

 

José do Patrocinio atual Diretor de Cultura do Municipio fez a abertura do evento com a composição da mesa: João Bispo dos Santos representando a prefeita Rita Campos, mestre Lopes do grupo folcloré AXÉ, Joaci Campos Secretário de Educação, Lucinalva Delegada, Assistente Social Edla Jilvany, Pryscila, Maraíza Reis e Raquel Ferraz representando a saúde, Edmo diretor da Escola de Barra do Tarrachil.

  Composição da Mesa

 

Em seguida houve a execução do Hino Nacional e o Hino do Senhor do Bonfim. Dando continuidade as atividades da II Conferência Municipal de Cultura de Chorrochó o representante comercial de cultura do território de Itaparica que é composto por (6) cidades entre elas Chorrochó, falou sobre a importância da Conferência para implantação do sistema de Cultura no município. Disse Rubinho: essa ação vai ser uma forma em que Chorrochó também vai receber repasse do governo, os municípios que não fizerem conferência vão fiar de fora a exemplo de Rodelas que não quis fazer.

Rubervanio Lima representante comercial de Cultura do Território de Itaparica composto por 6 cidades

 

A importância das conferências são fundamentais para que possamos dirigir nossas ações e fortalecer nossas políticas. Rubinho solicitou que as pessoas que vão representar a cidade ou seja os delegados que serão escolhidos sejam pessoas que realmente tenha compromisso e interessada que não pense só em ir passear.

    Professor recebe do representante da cultura do Território de Itaparica um livro de presente

 

Houve varias apresentações durante a Conferência Municípal de Cultura o professor José Moreira leu uma poesia de sua autoria baseada em sua vida pessoal sua luta em busca de conhecimentos, dois alunos também marcaram presença e deram sua contribuição o jovem Maique, e a aluna Izabela.

Outro grande destaque foi João Bispo e Toinho aboiador os dois repentistas fizeram um repente de vaqueijada, e contos de estorinhas.

Além dessa ser a II Conferência Municipal de Cultura, ja foi realizada outra Conferência em Chorrochó. Segundo o Mestre Lopes A Associação Grupo Folcloré AXÉ ja realizaou uma Conferência Livre.

 Associação Grupo Folcloré AXÉ

 

    Debate e elaboração de propostas

 

Propostas:

 

1- Criação de um espaço cultural no município.

2- Mapear e cadastrar as diversas culturas e artistas do município.

3- Resgatar, difundir, socializar e sistematizar, a memória artistica cultural e histórica do município.

4- Criação de um calendário cultural no município, vinculando as apresentações culturais, artisticcas e históricas, (Promovendo).

5- Promover intercambio entre as comunidades locais dando ênfase a investigação, conservação e desenvolvimento, das mesmas.

 

Delegados eleitos na votação da Conferência Titular João Bispo e Edimar Carvalho, Suplente Edmo e Bruna Sarita, e o delegado titular que de direito do governo ficou José do Patrocinio.

 

CONFERÊNCIA TERRITORIAL 27 e 28/08 PAULO AFONSO

CONFERÊNCIA ESTADUAL 10 a 13/10 ALAGOINHAS

CONFERÊNCIA NACIONAL 26 a 28/11 BRASÍLIA

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ