Irã e potências mundiais chegam a um acordo sobre armas nucleares

26/11/2013 08:25

Domingo, 24, o Irã e seis países chegaram a um acordo histórico que congela as peças-chave do programa nuclear do Irã , em troca de uma trégua em algumas sanções econômicas. O acordo, selado em uma cerimônia que aconteceu às três da manhã, no Palácio das Nações de Genebra, determina que o Irã a interrompa ou diminua sua infra-estrutura nuclear, na primeira pausa do tipo em mais de uma década.

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif saudou o acordo, que foi alcançado após quatro dias de duras negociações. “É importante que todos nós vejamos a oportunidade para acabar com uma crise desnecessária e abrir novos horizontes, baseadas no respeito e nos direitos do povo iraniano e remoção de quaisquer dúvidas sobre a natureza exclusivamente pacífica do nosso programa nuclear”, disse Zarif.  ”Este é um processo de tentar restaurar a confiança”, completou.

O acordo, concebido como um primeiro passo em direção a um pacto nuclear mais abrangente para ser concluído em seis meses, congela ou reverte o progresso em todas as principais instalações nucleares do Irã. Ele interrompe a instalação de novas centrífugas usadas para enriquecer urânio e restringe o tipo  e a quantidade de urânio enriquecido que o Irã está autorizada a produzir.
O Irã também concordou em suspender o trabalho em componentes-chave de um reator que poderia um dia fornecer plutônio. Além disso, o Irã aceitou um aumento dramático na fiscalização, incluindo acompanhamento diário por inspetores nucleares internacionais.

As concessões não só buscam deter os avanços nucleares do Irã, mas também torná-lo praticamente impossível construir uma arma nuclear sem ser detectado. Em troca, o Irã receberá um alívio de sanções comerciais e acesso a algumas de suas contas em moeda congelados no exterior, concessões avaliadas em menos de US$ 7 bilhões ao longo do prazo do acordo, que é de seis meses.

Em um discurso na Casa Branca, feito depois que o acordo foi anunciado, o presidente Obama elogiou o trabalho dos envolvidos. “Hoje, que a diplomacia abriu um novo caminho em direção a um mundo mais seguro – um futuro no qual podemos verificar que o programa nuclear iraniano é pacífico “, disse ele.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Opinião e Notícia