JOVEM CHORROCHOENSE DANÇA SÃO GANÇALO E PEDE PARA POPULAÇÃO NÃO ESQUECER SUAS TRADIÇÕES

17/04/2013 22:34

 

A dança de são Gonçalo. As“voltas” ou “rodas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, viva a São Gonçalo, enquanto dançarinos, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. Cada roda pode durar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Dependendo das promessas são dançadas 06,12 ou ate 24 rodas.

 

Em Chorrochó a tradição do São Gonçalo esta acabando, nesse final de semana Fausto e Benigno e outros mais tocaram e dançaram um São Gonçalo na cidades.

 Hoje poucos jovem dança São Gonçalo a população esta esquecendo essa tradição Chorrochoense o jovem Idalecio estava presente e dancou São Gonçalo e pediu paara o povo de Chorrochó que não deixe a tradição acabar. O jovem Idalecio conhecido como Lecinho de Nonon disse " São Gonçalo faz parte de nossa historia que esta ameaçada em nosso município e região, não vamos deixar que essa tradição acabe."

 

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ