JUAZEIRO TEM MAIS QUATRO CASOS SUSPEITOS DE GRIPE A (H1N1)

23/08/2013 13:04


Depois dos três casos de gripe A ou H1N1 confirmados no município de Juazeiro semana passada, quando um homem morreu no dia 11 de agosto vítima da doença, mais quatro casos suspeitos foram anunciados pela Secretaria da Saúde nesta sexta-feira, 23.

Trata-se de uma menina de 13 anos que está sendo medicada em casa, uma senhora de 40 anos está internada no traumas em Petrolina, um adolescente de 17 anos, oriundo de Casa Nova que fixou residência em Juazeiro há poucos dias, internado no Hospital Regional; e mais um caso que surgiu na manhã de hoje que a assessoria de comunicação da pasta ainda não soube precisar a idade. Todos estão tendo acompanhamento permanente do Departamento de Vigilância à Saúde da SMS.

Casos na Bahia

De janeiro a agosto deste ano, a Bahia registrou 46 casos de H1N1 e nove mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, há um surto da gripe no estado. O número representa um aumento de 62% entre janeiro e  agosto de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado.

Em 2012, foram 16 casos de H1N1, sem mortes. As baixas temperaturas do mês de agosto deixam a população mais vulnerável. O último caso foi na cidade de Juazeiro, onde um homem morreu. O H1N1 tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço.

A gripe H1N1 é uma doença de notificação imediata, ou seja, devem ser notificados à Secretaria Municipal de Saúde todos os casos de sinais e sintomas compatíveis com a infecção. Ainda segundo o balanço da Sesab, a maior incidência de casos aconteceu em Salvador, que teve 20 pacientes infectados. Na maioria dos 46 casos, as pessoas tinham entre 30 e 39 anos.

A Sesab ainda recomenda cuidados à população, como lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenço descartável, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza e procurar um serviço de saúde caso apresente os sintomas.

 

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte: Blog do Geraldo José