LUTO NA VENEZUELA: CONFIRA A BIOGFRAFIA DE HUGO CHAVEZ

06/03/2013 13:20

              Confira a biografia de Hugo Chávez

 

         

 

Político e militar defensor da doutrina bolivarianista, Chávez buscou promover o que chamava de "socialismo do século XXI"

Hugo Rafael Chávez Frias, de 58 anos, nasceu em Sabaneta, venezuela, onde foi criado pela avó paterna. Filho de pais professores, teve quatro filhos e se casou duas vezes. No primeiro casamento, manteve um relacionamento amoroso durante 10 anos com a historiadora Herma Marksman.

Aos 17 anos ingressou na Academia Militar da Venezuela e, aos 21, se formou em ciências e artes militares, na área de engenharia. Na carreira de militar, chegou ao posto de tenente-coronel.

Em 1992, Hugo Chávez passou dois anos preso após uma tentativa fracassada de aplicar um golpe de Estado, no dia 4 de fevereiro, contra o presidente Rafael Caldera. Após sair da cadeia, prosseguiu sua carreira política.

Em 1998, Chávez foi eleito presidente da Venezuela com 56% dos votos, um ano depois do lançamento do Movimento 5ª República, partido político de esquerda da Venezuela, fundado por Chávez em 1997. O partido foi considerado o maior do páis entre 1998 e 2006, quando foi dissolvido para se juntar ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV)

Contra os partidos tradicionais, o presidente eleito prometeu combater a pobreza e a corrupção no páis.
Ao tomar posse em 1999, dissolveu o Congresso e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte. Após aprovação por referendo da nova Constituição em dezembro daquele ano, alterou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, ampliou os poderes do Executivo, permitiu uma maior intervenção do estado na economia, eliminou o Senado e reconheceu os direitos culturais e lingüísticos das comunidades indígenas.

Em uma nova disputa eleitoral, convocada por ele em 2000, foi eleito com 55% dos votos e o Pólo Patriótico conquistou a maioria dos lugares na Assembleia Nacional. Em 22 de agosto, Chávez tomou posse e por meio da Ley Habilitante, promulgou 49 decretos em um ano, sem necessitar de aprovação da Assembleia Nacional.

Crítico do neoliberalismo e dos Estados Unidos, o presidente venezuelano durante 14 anos, implantou uma política assistencialista para eliminar pobreza, doenças, analfabetismo, desnutrição e outros problemas sociais no país, tendo estruturado as missões bolivarianas para isso.