Mergulhadores encontram espadas antigas no fundo do Rio São Francisco em Curaçá-BA e Orocó-PE

24/06/2022 10:55

Não é de hoje que mergulhadores encontram objetos antigos no fundo do Velho Chico, principalmente no trecho entre Curaçá e Ibó, espingardas, rifles e muitos outros. Recentemente dois mergulhadores da região entre Curaçá na Bahia e Orocó em Pernambuco, espadas com aparência de serem muito antigas. No entanto, parece ser de muito valor, tendo em vista que o tempo não conseguiu ofuscar completamente seu brilho.

A primeira espada foi encontrada no fundo do Velho Chico nas imediações da Fazenda São Francisco, que fica próximo ao Povoado de Pedra Branca que pertence ao Município de Curaçá-BA. O mergulhador que a encontrou ver semelhança ao tipo de espada usada por Lampião, lembrando que esse era um trecho por onde o Rei do Cangaço costumava passar com seu bando.

Já a segunda espada do fundo das águas do Velho Chico, foi encontrada por um mergulhador que estava pescando próximo a Orocó. Ele disse que onde encontrou a espada tem uma faca, ele até que tentou tirá-la de lá e não conseguiu. Outro pescador que também encontrou objeto antigo no fundo do Rio disse que já viu na mesma região, objetos como bola de ferro numa corrente semelhante ao que era usado para prender escravos.

É o nosso Velho Chico, cada vez mais belo e imponente. Além do que há de melhor para oferecer as populações de municípios nordestinos, vem se revelando como fonte de relíquias no fundo de suas águas. Pesquisadores ou amantes desse tipo de aventura poderiam investir na busca por essas riquezas, ou pelo menos valorizar o trabalho desses profissionais que de vez enquando fazem esse tipo de descoberta.