Ministro da Justiça quer erradicar o uso e comércio de maconha

20/12/2016 10:23

O ministro convidou representantes de cinco instituições civis para mostrar o plano do governo

c6e34cd5257ee8140131ec8c6e091c29

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, quer erradicar o comércio e uso de maconha no País. O objetivo faz parte do Plano Nacional de Segurança, cujo conteúdo foi apresentado nesta semana e já recebeu críticas.

Moraes pretende concentrar esforços nas plantações da erva em território paraguaio, considerado um dos principais exportadores da droga no continente, mas também há o objetivo de realizar parcerias com Bolívia e Peru.

O ministro convidou representantes de cinco instituições civis para mostrar o plano do governo – que tinha previsão de ser lançado ainda em dezembro.

Segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo, quando se referiu a um dos eixos do plano, o combate a crimes transnacionais, Moraes expôs, em um slide, com uma planta de maconha ilustrativa, sua visão sobre o assunto.

A estratégia do governo tem quatro eixos de prevenção: capacitação para agentes de segurança – visando a reduzir a letalidade policial -; aproximação entre polícia e sociedade – com aperfeiçoamento dos conselhos comunitários de segurança -; inserção e proteção social – focado na redução da violência doméstica -; e cursos profissionalizantes de arquivistas (essa última causou certa estranheza entre os presentes).

Sobre usar verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para investimento

s na polícia dos Estados e na Força Nacional, o Ministério da Justiça recuou da ideia. Alexandre de Moraes já havia até preparado um modelo de medida provisória sobre o assunto, mas desistiu.

O projeto final do Plano Nacional de Segurança deve ser concluído em janeiro.

 

www.chorrochoonline.com

Da Rede TV