Os projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido são apresentados no Fórum de Gestão do BNB

28/08/2018 13:36

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, nesta segunda-feira (27), do Fórum de Gestão Regional do Banco do Nordeste (BNB), realizado em Salvador, e apresentaram um panorama do trabalho de inclusão produtiva que vem sendo feito por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ministrou a palestra intitulada Pactuação de Crédito Rural para base produtiva de Agroindústrias Familiares. Ele apresentou um indicativo de famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural (ATER), por meio do Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão vinculado à SDR.

 “Nós estamos estreitando essa parceria com o BNB para que de um lado as cooperativas atendidas pelos projetos possam ter um atendimento melhor nas agências e, ao mesmo tempo, mais acesso aos créditos complementares a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ), que ajuda a desenvolver e a dinamizar a produção Por outro lado nós ofertamos ao Banco algo fundamental que é ATER sistemática e permanente, o que dar uma garantia melhor para o Banco que os recursos emprestados irão retornar”, explicou Dias.

De acordo com José da Costa, superintendente estadual do BNB, o Fórum conta com a participação de 75 pessoas entre gerentes e gestores que atuam na Bahia e consiste numa formação bimensal, que tem por objetivo atualizar as práticas de gestão, avaliação da performance e orientações para o aumento da realização de negócios.

 “Nós temos passado por um período de nivelamento e nesses últimos três meses tivemos reuniões frequentes com a CAR/SDR, na qual o intuito básico é melhorar a qualidade no atendimento aos agricultores familiares, pois do nosso lado tem o Pronaf, a secretaria tem o Bahia Produtiva e o Pró Semiárido. Nosso desafio é fazer com que as pessoas acessem créditos na perspectiva de aumentar a capacidade de produção e expansão de renda” .

 Sobre os Projetos

Bahia Produtiva - O projeto Bahia Produtiva é resultado de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Governo do Estado da Bahia e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), cuja execução está sob a responsabilidade da CAR. Serão investidos ao longo de 5 anos, a partir de 2015, US$ 260 milhões. O projeto atua no fomento à produção, comercialização e na melhoria da infraestrutura no campo, incluindo água e saneamento rural.

Pró-Semiárido - O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado, executado pela CAR/SDR, cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), no valor de R$300 milhões, com execução até 2021. O objetivo é melhorar a vida e gerar renda de 70 mil famílias, de 460 comunidades rurais, localizadas em 32 municípios do Centro-Norte do estado da Bahia, por meio de investimentos socioprodutivos.