Parabéns Abaré 53 anos de Emancipação Política

19/07/2015 19:01

Abaré as margens do Rio São Francisco é um município do estado da Bahia, no Brasil. A origem do nome Abaré é um termo da língua tupi antiga que significa "padre". Era o nome que os índios davam ao rio que formava o vale onde se acha a cidade.

A região era primitivamente habitada por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino, procedente de Salvador, chegou para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antônio. Em torno da construção religiosa, foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda.

Município criado com parte dos territórios dos distritos de Abaré e de Ibó, desmembrados de Chorrochó por força de Lei Estadual de 19 de julho de 1962. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. E seu primeiro prefeito foi o jovem comerciante Edésio Tolentino.

Sua economia tem na agricultura a expressiva produção de cebola. Na pecuária, destaca-se o rebanho ovino. Existem também algumas fabrica na cidade a RIOCOM fabrica de ração, Cerâmica de blocos e telhas. Embora a AGRODAN se localize no estado do Pernambuco, mesmo assim ainda é um dos maiores empregadores da cidade de Abaré.

 Na zona urbana do município, existem igrejas do início do século 20. No Distrito de Pambu também existe uma Igreja histórica onde fieis de diversos lugares do Brasil visitam constantemente o lugar e fazem romaria.  Outro ponto turismo importante do município é a Cruz do Anjo que todo ano reúnem diversos fieis no sábado de aleluia.

Festas populares do município Festa de Santo Antônio (padroeiro), Festa do aniversário da cidade MotoCross.

Um dos principais meios de comunicação é a Rádio FM Sertaneja

No esporte é destaque em toda a região a seleção de futsal que é uma das melhores da Bahia.

 

 

São os votos de todos que fazem o site: www.chorrochoonline