Pela primeira vez, bispo de Juazeiro celebrará tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá

08/07/2018 08:50

Foto: Ascom PMC/arquivo divulgação

 

Em Curaçá, no norte da Bahia, pela primeira vez a tradicional Missa dos Vaqueiros – que integra a programação da Festa dos Vaqueiros, patrimônio cultural imaterial da Bahia – será presidida pelo bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis. A celebração eucarística está marcada para acontecer neste domingo (8), às 10h, na Praça do Teatro Raul Coelho e será um momento de render graças a Deus pela vida e missão dos vaqueiros nas vastas terras do sertão curaçaense.

A celebração será precedida pelo tradicional desfile, que contará com centenas de vaqueiros e vaqueiras trajados com suas vestes e montados em cavalos. A animação litúrgica da missa será conduzida por um grupo de cantores da Paróquia de Curaçá apoiados por aboiadeiros que louvarão à Deus com os tons e toadas do sertanejo.

Segundo o pároco de Curaçá, Padre João Sena, o evento é uma manifestação da fé do povo sertanejo. “Os vaqueiros e as vaqueiras representam a força do homem e da mulher do sertão. E a fé em Deus é justamente a fonte onde os nordestinos buscam a força para enfrentar as dificuldades da vida com esperança, mantendo a cabeça erguida. Isso é algo que estamos precisando, sobretudo nesse tempo de crise social e política no país“, ressaltou.

Patrimônio cultural

A festa começou neste sábado (7) e prossegue até amanhã, contando também com uma vasta programação. Uma das principais manifestações culturais da ‘Capital do Vaqueiro’, o evento promove um momento de reencontro das famílias curaçaenses com os filhos da terra que moram longe, bem como a vinda de muitos visitantes e turistas. As informações são da Pastoral de Comunicação da Diocese de Juazeiro.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!