POLÍTICA: PIOR SAFRA DE PREFEITOS DA HISTÓRIA

17/01/2014 13:44
Safra de prefeitos é classificada como a pior na história da política
 
 
O Ministério Público Federal ajuizou ação penal e de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Jequié, Bahia, Luiz Carlos de Souza Amaral. Ele está sendo acusado de forjar licitações, comprar medicamentos até 10.000% acima do preço de mercado e em quantidades muito maiores que o necessário, que acabaram indo para o lixo, a céu aberto. A Justiça Federal já determinou o bloqueio de bens dos principais acusados que faziam parte de sua administração.
 
No sertão da Bahia, são inúmeras as denuncias de vereadores e populares referente as picaretagens praticadas por determinados prefeitos. Alguns exemplos estão estampados abertamente para a sociedade como: pegar toda a receitas do mês de dezembro, meter no buraco da calça, desaparece da cidade um dia antes do Natal, chegando depois do 6 de janeiro sem nenhuma banda de conto dizendo que os recursos foram sequestrados pelo Governo Federal. Segundo informações de um determinado cidadão – que não quis se identificar por ser funcionário ocupante de cargo de ‘confiança’ – afirmou que os funcionários concursados e efetivos não receberam os salários, sendo esses pagos em janeiro, coisa nunca vista na história do município.
 
Outro problema grave, segundo o denunciante, que fornecedores, prestadores e funcionários contratados estão com mais de quatro meses sem receber e passando necessidade. Ele concluiu afirmando que não falta dentro da administração é caso de licitação viciada, forjada, trapaceada, com secretário pedindo contas com medo de serem algemados e presos pela Policia Federal.
 
Já outro denunciante de outra cidade afirma que o secretário de saúde e quase todos os médicos pediram conta devido ao atraso de salário e as péssimas condições de trabalho. Já em uma outra o gestor é tão cínico, mentiroso e cara lisa que ninguém mais acredita nas promessas; os funcionários contratados estão sem receber a quase cinco meses, ganhadores de licitações para a execução de determinadas obras desistem porque o ‘cara lisa’ não paga, mesmo com dinheiro depositado na agência da Caixa Econômica Federal. Ele ainda diz que toda obra que é feita no município o prefeito tem a sua fatia.
 
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) tem detectado inúmeros casos de improbidade administrativa na Bahia, opinando pela rejeição de contas. Mas essa decisão não tem poder de justiça porque as câmaras de vereadores, em sua maioria, são dominadas por esses infratores que terminam desmerecendo o trabalho técnico do TCM. Mas essa algazarra macabra existente nas câmaras tem beneficiado as duas partes, inclusive com dinheiro. Esse troca-troca de favores tem deixado vários municípios falidos, arrasados, com dividas impagáveis e repasses sendo sequestrados ou bloqueados a exemplo de uma determinada prefeitura na região norte da Bahia onde o gestor anda desesperado por ter herdado um problema que jamais será solucionado em menos de 50 anos. O pior que toda essa quadrilha foi denunciada na justiça, Ministério Público, Policia Federal e ninguém, até o momento, foi punido. Para tentar barrar esse trem da alegria, está tramitando no Supremo Tribunal uma sumula que tira o poder das câmaras dando reconhecendo os pareceres dos tribunais de contas.
 
Mas uma noticia boa chegou a nossa redação com relação a estes e outros crimes que estão sendo praticados: o Ministério Público, Tribunal de Contas, CGU e a Policia Federal já começaram a investigar alguns desses elementos que estão acabando com os municípios e levando infelicidade para os lares de milhares de famílias. Espero que essa operação coloque esses bandidos na cadeia. ”Nunca vi em minha vida uma safra de prefeitos tão desonestos como está acontecendo nos dias de hoje. Até as pessoas que antes se mostravam sérias, hoje entraram na mesma gandaia. Alguns prefeitos estão tão desgastados que estão com os nomes sujos no comércio da região, impossibilitados de comprar qualquer tipo de objeto”, lamenta o engenheiro Felisberto Xavier.
 
www.chorrochoonline.com
CONECTADO COM VOCÊ
Fonte:  Ação Popular/ Radio Web Juazeiro