Principal benefício do Bolsa Família é manter as crianças na escola, afirma Tereza Campello

13/09/2013 13:49

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministra. Foto: Agência Brasil

 

Os benefícios do Bolsa Família são muitos e para toda população brasileira, não só para os beneficiários, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no programa Bom Dia Ministra desta quinta-feira (12). Segundo ela, entre os benefícios do Bolsa Família está a garantia de que as crianças estejam na sala de aula.

“Hoje, a evasão escolar de crianças pobres no Brasil é muito menor do que a evasão média do resto da rede pública e isso acontece graças ao Bolsa Família (…) Nesses dez anos não só nós conseguimos aliviar a pobreza da população, mas garantir as crianças em sala de aula, reduzir a mortalidade infantil. (…) Nós tiramos 22 milhões de pessoas no Brasil da extrema pobreza (…) A gente consegue comprovar que cada R$ 1,00 que a gente investe no Bolsa Família, retorna R$ 1,44 para a sociedade. Então ganha quem? Ganham os beneficiários, ganham as crianças. Mas ganha também a comunidade”, afirmou.

O Bolsa Família completa 10 anos em outubro e, atualmente, atende quase 14 milhões de famílias (mais de 50 milhões de pessoas). O programa é reconhecido internacionalmente como uma política pública social que conseguiu romper o círculo da miséria pela educação.
“Nós tivemos ao longo desses dez anos, milhares de pessoas que passaram pelo Bolsa Família e deixaram de atualizar o cadastro porque não precisavam mais do Bolsa Família. (…) Abriram espaço para que outros entrassem. (…) Tem gente que ainda continua em extrema pobreza? Tem. Aqueles que ainda não estão no Bolsa Família. Então o esforço do governo federal em parceria com as prefeituras, é localizar as famílias que ainda não estão no Bolsa Família, trazê-las para o Bolsa Família. Porque, estando no Cadastro Único, não tem direito só ao Bolsa Família. Têm direito a outros benefícios”, disse.

 

www.chorrochoonline.com

CONECTADO COM VOCÊ

Fonte:Blog do Planalto