REPORTAGEM ESPECIAL FAZENDA CASTAINHO MUNICÍPIO DE ABARÉ

06/10/2014 21:47

A margem da BR116 uma barragem muito grande foi construída durante os anos 60 pela Engreu visando o desenvolvimento da região ao mesmo tempo foi construído um acampamento e hoje funciona um restaurante, a barragem conhecida como barragem do Castainho beneficiou muito a população da região, aliás, continua beneficiando. A comunidade já usou a barragem para plantar cebola dizem os moradores que já chegou a ter 11 motores funcionando para molhar a cebola, mais devido a plantação a barragem secou e deixou toda a comunidade na mão, a dificuldade naquela época por água foi grande e os moradores acabaram desistindo de plantar em grande escala. A barragem teve uma das suas maiores enchentes por volta dos anos 90, à vazão foi a Km de distâncias e muitos moradores da região e de outros municípios aproveitaram para pescar peixe em abundancia pescadores de Barra Tarrachil, Chorrochó, e Macururé aproveitaram a fartura de peixe para ganhar um bom dinheiro.

Alguns acabaram voltando a plantar e resolveram investir em tomate mais infelizmente não deu certo. A região é muito sofrida salário só dos aposentados.

A Comunidade do Castainho embora se localize no município de Abaré muitas pessoas preferem frequentar as feiras de Chorrochó e muitos ainda votam em Chorrochó. O lugar é tão seco que uma foto de papel da candidata que ganhou a eleição em 2012 em Chorrochó ainda esta intacta e visível.

Mas um fato curioso chamou a atenção da nossa equipe os costumes antigos ainda são passados de geração para geração. Um dos primeiros moradores do castainho que faleceu com mais de 80 anos de idade conhecido como Joãozinho vermelho deixou um fole que até hoje ainda é usado, passou para seus filhos e agora é usado pelo seu neto e o seu genro.

Outro objeto que bastante usado é o pilão muito usado nos anos 80 para pisar café gergelim, milho ainda é usado. Segundo a uma Senhora o pilão ainda é o único meio de pisar gergelim na região. Mas nem sempre os jovens seguem as tradições muitos tiveram que arriscar a sorte em outros lugares devido à falta de oportunidade de empregos.

 

www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento e Cultura