REPORTAGEM ESPECIAL: VIAJANDO PELO MUNICIPIO DE MACURURÉ

08/12/2015 20:02

 

Macururé uma cidade onde muitos costumes do passado ainda são mantidos. A equipe do Chorrochoonline esteve viajando por alguns lugares do município. A feira livre ainda é a maior concentração da economia da cidade, diversas pessoas ainda mantém o costume de fazer as compras de casa no dia da feira e muitos também vivem das venda durante a feira, o bode ainda é a principal fonte de renda da população. Segundo informações de populares Macururé é o melhor mercado de venda de bode da região na frente até mesmo da cidade de Uauá.

Em Macururé a água encanada da cidade não vem do Rio São Francisco e sim de Poço artesiano, e nem sempre chega às torneiras de todos os Macurureenses, a prefeitura ainda coloca água de carro pipa em muitas casas da cidade e mesmo assim não da conta da demanda nem na sede e alguns moradores são obrigados a comprar água de carro pipa. Outro grande problema da cidade é a falta de iluminação em algumas ruas da cidade. Outro fato curioso nos relata um morador da cidade que ainda existe oito Rural rodando no município.

A economia da cidade não anda muito boa, pra completar boa parte do município e da própria sede frequentam a cidade vizinha Paulo Afonso fator esse que enfraquece ainda mais a economia da cidade.

Nossa equipe fez o percurso de Macururé a Paulo Afonso de Ônibus por uma estrada vicinal para ver a realidade do município. Nossa fonte na cidade reservou a passagem, nos contou que pra fazer a reserva tem que colocar uma toalha ou alguma coisa na poltrona do ônibus para reservar a vaga, um costume antigo que aqui ainda existe.

 

Dois ônibus fazem a linha semanalmente de Macururé a Paulo Afonso todos os dias eles passam nos povoados do município saindo 2 horas da manhã da praça Central de Macururé e retornando ás 14 horas de Paulo Afonso, o ponto de saída é o Curral dos ônibus.Os povoados de Salgado do Melão e São Francisco também tem ônibus para a cidade de Paulo Afonso.


O ônibus volta cheio com todos os tipos de compras até água para beber é transportada no ônibus no percurso de volta uma pequena parada em uma padaria para comprar pão e ao longo da estrada pessoas entra e pessoas saem do ônibus, durante o percurso devido ao peso das mercadorias um pneu estourou, mas logo estamos de volta seguindo caminho e somente a noite já escuro retornamos a cidade uma verdadeira aventura passando entre o município de Macururé, Gloria e Paulo Afonso. Um ponto positivo na viagem foi o valor da passagem R$ 28,00 reais ida e volta. Macururé um lugar de povo honesto guerreiro que ainda mantêm diversos costumes do passado.  

 

www.chorrochoonline.com

Informação entretenimento cultura e política