SECRETARIAS MUNICIPAIS SE UNEM PARA AÇÕES DE COMBATE Á DENGUE NO MUNICÍPIO.

20/02/2024 09:51


A Prefeitura Municipal de Chorrochó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,em parcerias com as Secretarias de Administração, Educação, Finanças, Assistência Social, Agricultura, Infra estrutura e obras tem reforçado as ações de combate à dengue e busca ampliar a conscientização com a comunidade nos cuidados que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue, zica e chikungunya.

O aumento dos casos de dengue tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde no município de Chorrochó. Ações já estão sendo colocadas em prática a fim de combater o avanço da doença e evitar o crescimento desordenado dos números. Na manhã desta segunda-feira, (19/02/2024), uma reunião foi promovida no gabinete do Prefeito pelo Secretário Municipal de Saúde Leandro Fagner, Secretário de Administração Jéferson Alcobaça, com representantes da Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de saúde e Endemias e Gestores Escolares. O Secretário Leandro Fagner pediu o empenho de todos. Durante o encontro, um planejamento estratégico começou a ser formado a fim de que ações de combate à dengue sejam colocas em prática.Na reunião desta segunda-feira a ideia foi fazer as estratégias para promover o Dia D para a panfletagem, visitas em prédio abandonados, recolha de lixo e entulho na cidade e uso de drone para mapeamento de casas e locais com criadouros do mosquito. A data está sendo definida, mas, inicialmente, a ação será realizada a partir desta terça feira (20/02) nas Escolas com a participação de servidores, e equipes da saúde. “São ações simples que podem evitar a proliferação do mosquito. Precisamos de uma estratégia e de uma somatória de esforços para enfrentarmos mais essa fase difícil após vencermos a batalha que foi a pandemia da Covid-19” . “Uma ação forte e efetiva para mostrarmos para a população que a dengue é uma doença séria”,ressaltou o secretário de administração Jéferson Alcobaça.

A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado o trabalho rotineiro, como a visita de orientação às residências, bloqueios de casos suspeitos e confirmados, eliminação de criadouros e aplicação de inseticida. Agora, com a ajuda das demais pastas, outras ações serão desenvolvidas, como o Dia D para a limpeza das áreas que servem como bolsões de lixo e de outros locais que estão acumulando entulho. Pedimos a colaboração de toda população Chorrochoense para combater a dengue.

Via: Prefeitura de Chorrochó