Superintendência de Previdência recebe certificado de qualidade do Ibametro

20/07/2018 07:21

A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) foi certificado com a norma ISO 9001:2015, pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão estadual responsável por certificação da conformidade ou avaliação da qualidade de produtos e serviços. Unidade ligada à estrutura da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a Suprev tem por finalidade gerir, administrar e operacionalizar o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos da Bahia.

A certificação do Ibametro atesta a qualidade dos serviços prestados pela Suprev aos seus beneficiários (aposentados e pensionistas), além de garantir a confiabilidade da sua atuação para toda sociedade. Na prática, a concessão do ISO 9001:2015 funciona como selo de qualidade do modelo de governança da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev).

Para conceder o ISO 9001:2015, o Ibametro realizou uma auditoria externa na Suprev. Concedeu o certificado depois de não encontrar pontos em não-conformidade com as normas aplicáveis. Técnicos do Instituto analisaram processos, rotinas, procedimentos, indicadores e serviços da Superintendência de Previdência.

A auditoria ainda verificou, como pontos positivos, o comprometimento da alta direção do Suprev e o envolvimento dos funcionários com o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). O conhecimento técnico do corpo da Suprev e as reuniões da diretoria, realizadas com periodicidade mensal, também foram pontos favoráveis.

Os auditores do Ibametro analisaram todos os procedimentos e rotinas realizados pela Suprev, a exemplo dos processos para concessão de aposentadoria, uma das principais atribuições do órgão. Nesse caso, entre os critérios auditados, está o indicador de produtividade, que estabelece a meta de que todos os processos de aposentadoria que chegarem à Suprev precisam ser analisados no mesmo mês. O parâmetro representa a boa prestação de serviço aos seus beneficiários, que contribuíram para a Previdência Estadual durante toda sua vida ativa e querem se aposentar.

Para passar pela auditoria e certificação do Ibametro, a Suprev desenvolveu, elaborou e implementou, durante um ano,  o seu Sistema de Qualidade de Gestão. Nesse período, a Superintendência de Previdência contou com a consultoria da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ), unidade também ligada à Saeb.  Com expertise na implantação e fiscalização de Sistema de Gestão de Qualidade, a DGQ ajudou a Suprev na adequação às normas exigidas pelo ISO 9001:2015.

 

Assessoria de Comunicação Social

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!