Uauá realiza Festival do Umbu com apoio da SDR

04/03/2015 07:29

Com foco no desenvolvimento da agricultura familiar e estímulo às atividades do meio rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participa, na próxima sexta-feira e sábado (6 e 7), do 7º Festival de Umbu, no município de Uauá, na região nordeste da Bahia. O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), terá a presença do secretário Jerônimo Rodrigues. A previsião é que o evento reúna mais de 50 mil visitantes, atraídos pela beleza do artesanato de palha e derivados do umbu, licuri e mandioca, produzidos pelas comunidades rurais.

Mais do que celebrar a safra do umbu, o festival é um espaço para a troca de experiências com trabalhadores rurais de diversos estados do país e uma oportunidade para o público apreciar apresentações de dança, música e outras manifestações culturais. Nesta edição, além da produção da Coopercuc, serão expostos produtos desenvolvidos por agricultores familiares individualmente. Haverá também o lançamento da cerveja de umbu, feita por meio de parceria estabelecida entre a Coopercuc e a Experimento Beer, cervejaria mineira especializada na produção artesanal de cerveja com aromas de frutas nativas do Brasil.

Agroindústria

Durante o festival, o secretário Jerônimo Rodrigues visitará uma agroindústria de beneficiamento de frutas executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa da SDR, no valor total de R$ 1,4 milhão. A unidade, em fase de conclusão, terá capacidade instalada de 16 mil quilos por dia e permitirá a inclusão de 200 famílias no processo de extração e beneficiamento de frutas da caatinga, atendendo diretamente os municípios de Uauá, Curaçá e Canudos, no Território Sertão do São Francisco.

O empreendimento atuará com quatro linhas de produção transformando as frutas 'in natura' em doces, polpas, geleias e frutas. Com a nova agroindústria, a Coopercuc objetiva ampliar sua participação no mercado internacional. Com a atual unidade de produção, a cooperativa já vende os produtos na França e na Áustria. A cooperativa também ampliará de 150 para 350 o número de famílias que trabalham na unidade.(SECOM)