Ucrânia: após retirada da população, Rússia parece se preparar para derrota em Kherson

08/11/2022 15:10

Kherson, com uma população pré-guerra de quase 300.000 habitantes, ficou fria e escura depois que a energia e a água foram cortadas na área circundante nas últimas 48 horas, disseram ambos os lados — Foto: Getty Images

Terminada a transferência da população de Kherson para a margem esquerda do rio Dnipro, Moscou mantém silêncio sobre sua estratégia nesta cidade ocupada no sul da Ucrânia onde as forças de Kiev avançam. Na Rússia, órgãos de propaganda teriam recebido instruções para preparar o público a uma futura derrota no local

 

Na segunda-feira (7), o último navio transportando moradores de Kherson fez o trajeto entre a margem direita e a esquerda. "Fechamos o acesso à margem direita e recomendamos que ninguém retorne à cidade", declarou o chefe da administração pró-russa local, Kirill Stremoussov.

 

A transferência da população durou vários dias desde que foi decretada, em meados de outubro, diante da iminência de um contra-ataque ucraniano para recuperar a cidade. Kiev classifica a operação de "deportação"

 

Lioudmila et Oleksandr Chevchouk conseguiram fugir de Kherson e chegar ao território sob controle da Ucrânia. Segundo eles, os soldados russos pressionam psicologicamente os moradores para aceitarem a serem levados à Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014. "Eles passam armados nas casas, apreendem nossos telefones e vão embora", contou Lioudmila Chevchouk.

 

Avanço ucraniano em Kherson

 

Kherson é a principal cidade ucraniana nas mãos da Rússia desde o incio da invasão, no último 24 de fevereiro. Com o apoio do material bélico enviado pelos países ocidentais, as forças de Kiev avançam pelo norte da localidade.

 

Não por acaso o Kremlin prepara o discurso para uma possível perda de Kherson. Jornalistas russos independentes tiveram acesso a informações que Moscou repassou a responsáveis por divulgar propaganda. Segundo os documentos obtidos, a Rússia pretende explicar à sua população que a Ucrânia avança porque utiliza terroristas na batalha de Kherson.

 

Segundo as mesmas informações, os ucranianos estão dispostos a "sacrificar dezenas de milhares de vida em troca de armas", enviadas pelos países ocidentais. Por isso, segundo o Kremlin, a retirada da população foi necessária, para impedir o plano de Kiev e poupar cidadãos e militares.

 

Energia elétrica é restabelecida

 

 Kherson teve sua eletricidade e abastecimento de água restabelecidos nesta terça-feira (8), depois de passar dois dias no escuro devido a bombardeios sobre os quais Kiev e Moscou se acusam mutuamente. Os ataques também teriam atingido a barragem de Kakhova, ocupada pelas forças russas e que alimenta a região da Crimeia.

 

As informações foram divulgadas por Kirill Stremoussov no Telegram, onde o chefe da administração pró-russa local afirmou que as forças ucranianas realizam "atos de sabotagem e atentados".

 

Um pouco depois, os serviços de segurança da Rússia (FSB) anunciaram a prisão de nove membros de um grupo ucraniano acusado de planejar "ataques terroristas" contra autoridades da administração da ocupação em Kherson. Em comunicado, o órgão indicou que explosivos, granadas, munições e um carro-bomba foram encontrados no momento da prisão dos integrantes e uma investigação por "ato de terrorismo internacional" foi aberta.

 

(RFI com AFP)