UFC: TÁTICO, CANHOTO E MESTRE NO CHÃO, DOS ANJOS TEM TUDO PARA ESTRAGAR PLANOS DO UFC E PARAR McGREGOR

09/01/2016 11:47
ESPN
 
O UFC ainda não oficializou a luta, mas o irlandês deve duelar com o brasileiro pelo cinturão dos pesos leve no dia 5 de março, em Las Vegas.
 
Dos Anjos tem um jogo que encaixa bem com McGregor. O brasileiro já mostrou diante de nomes como Anthony Pettis e Donald Cerrone que aprendeu a lidar muito bem com strikers de elite, aqueles que têm um jogo em pé acima da média. E isso tudo sendo um faixa-preta com um dos melhores jiu-jitsus do UFC - e agora sabendo controlar bem mais o meio-campo, com tentativas de queda mais apuradas.

 

 
Rafael terá desde já uma lição de casa muito importante a fazer: aprender a controlar a mente e não cair em momento nenhum no jogo mental do rival.
 
E ele tem ao seu lado um trunfo e tanto para isso: o treinador Rafael Cordeiro, conhecido como um dos maiores estrategistas do UFC .
 
Foi ele quem moldou o ‘novo Rafael dos Anjos', transformando o lutador unilateral que só tinha o jogo de chão em um dos mais completos da categoria e um jogo de pressão incrível, que não deixa os adversários respirarem - e que pode justamente ser a chave diante de um striker do calibre de McGregor.
 
O problema, é claro, será manter a cabeça no lugar para poder manter a estratégia. E a derrota de Aldo pode ensinar muito quanto a isso: nada de partir com tudo para cima de alguém com um contra-ataque afiadíssimo.
 
Por fim - e nada menos importante - Dos Anjos ainda nasceu com uma característica e tanto para esta luta: é canhoto. Assim, ele tira uma das grandes armas da mão de McGregor, que também tem a mão esquerda como seu forte e costuma aplicar seus contragolpes justamente baseado na base espelhada dos rivais, geralmente destros.
 
Dos Anjos só não poderá contar com uma vantagem: a envergadura. Mesmo vindo da categoria de baixo, McGregor é mais alto (1,75 a 1,73m) e tem um alcance maior que o do brasileiro (1,88 a 1,78m).