Vaqueiros - Regulamentação da profissão beneficiará um milhão de nordestinos.

07/10/2013 20:29
 
A regulamentação da profissão de vaqueiro foi comemorada, na tarde de ontem 07\10\, pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar destacou o fato de que uma das mais tradicionais atividades do Brasil, cujo primeiro registro histórico data de 1549, passa a ter garantia dos direitos trabalhistas, beneficiando mais de um milhão de nordestinos. 
“A decisão do Senado, ocorrida na semana passada, é o reconhecimento ao homem nordestino que passa a vida na caatinga e abre espaço para mais uma conquista a ser alcançada, que é o reconhecimento do vaqueiro como patrimônio imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, ressaltou.
 
 
Novaes citou a Lei n° 14.988/2013, de sua autoria, que institui o dia 2 de agosto como o Dia Estadual do Vaqueiro. “A data lembra a morte de Luiz Gonzaga e será celebrada de maneira mais alegre e festiva”, observou, acrescentando que a decisão vai contribuir também para valorizar eventos como a Missa do Vaqueiro, as pegas de boi e as vaquejadas.
 

 

Adriana Araújo

só lembrando que essa material do Dep Rodrigo Novaes o reconhecimento do vaqueiro como patrimônio imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)” é uma solicitação da Associação dos Vaqueiros de Chorrochó

                            
                            www.chorrochoonline.com
                     CONECTADO COM VOCÊ
             Redação: Barra Fuxico /Macururé na Notícia

                   Diário Oficial do Estado (D.O.E.)

                      Facebook de Adriana Araújo