Vereador de Euclides da Cunha reivindica poços artesianos, sistema de água, e energia elétrica

15/03/2018 20:21

Rubenilson Campos esteve acompanhado por lideranças do município e representantes de sindicatos

 

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), recebeu em audiência o vereador Rubenilson Silva Campos (PV) do município de Euclides da Cunha.

 

Ele esteve acompanhado pelo ex-vereador e presidente do diretório municipal do PT, Pequinho Abreu, por José Carlos Coelho, da Associação da Nova América e liderança local, Jovenice Monteiro Campos, do Sindicato dos Servidores Públicos (Sinspec), por Pedro Lídio e José Carlito, diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), por Anderson Pereira, técnico da CAR, e Joenilson Santana, assessor da deputada estadual Fátima Nunes.

 

Na reunião, o vereador Rubenilson apresentou como principais reivindicações a ampliação da rede de abastecimento com água tratada, a perfuração de poços artesianos, limpeza de barragens, o envio regular de Tanques Pipas para dezenas de comunidades rurais do município, e levar energia elétrica via Programa Luz para Todos.


Segundo ele, o envio de tanque pipas - convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – atenderá as comunidades de Malhada Grande, Ruilândia, Maria Preta, Pinhões, Lagoa do Costa, Baixa do Enxu, e Caimbé.


Já a ampliação do sistema de abastecimento de água, parceria com a Embasa, irá até as comunidades de Ferro de Engomar, Fazenda Várzea, Corte, Barreiro, e Alecrim.


“Solicitei também a perfuração de poços artesianos, via Cerb, nas comunidades de Malhada Grande, Fazenda Várzea, Fazenda Cabaceira, Jurema. E a reativação de poços em Fazenda Mata, e Riacho D’Água, além da substituição de bombas em Curralinho II, Baixa do Enxu, e Barra do Tanque 2”, informou o vereador Rubenilson.

Ele reivindicou, ainda, o envio pelo Estado de uma máquina com implementos agrícolas à Prefeitura para atender os agricultores familiares que fazem parte das associações das comunidades de Poções de Baixo, Malhada Grande, Maria Preta II, Vertente do Cupã, Caimbé, Lagoa do Cupã, Monte Alegre, e Barra do Tanque 1 – todas com vocações altamente produtivas.

 

O vereador destaca que também foi solicitado junto à Cerb o envio de um servidor para realizar uma visita técnica na Fazenda Baixas, onde o poço artesiano existente está com baixa vazão de água, prejudicando o abastecimento e produção agrícola das cerca de 50 famílias moradoras da localidade.