Vírus que causa paralisia infantil é encontrado no Brasil após 14 anos e OMS emite alerta mundial contra a doença

03/07/2014 20:38

Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu, nessa segunda (23), um alerta de emergência mundial sobre a poliomielite. O vírus foi encontrado pela Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em amostras de esgoto colhidas no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), no interior paulista.

A OMS informou, entretanto, que até o momento, não há registros sobre caso de contaminação humana. “O vírus só foi detectado no esgoto. Até o momento, nenhum caso de paralisia por pólio foi registrado”, informou a OMS em comunicado. A amostra seria similar a outra recentemente isolada na Guiné Equatorial, na África Ocidental. Segundo o órgão, o risco de que se espalhe internacionalmente é “muito baixo”.

O vírus está erradicado no Brasil desde 1989. Ele é responsável por atacar o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em poucas horas. A doença, que não tem cura, pode ser evitada com vacinação. Na última semana, uma criança de um ano foi internada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com suspeita de paralisia nas pernas, um dos sintomas da doença.

Na última campanha nacional de imunização, realizada há um ano, 95% de crianças foram vacinadas. Segundo o Ministério da Saúde, o caso não significa qualquer mudança na situação epidemiológica do Brasil e que o vírus seria originário da Guiné Equatorial. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, em entrevista à agência de notícias Reuters, o caso se trata provavelmente de “um viajante”.

 

www.chorrochoonline.com

Informação Entretenimento e Cultura

Fonte:www.bhaz.com.br